quinta-feira, 29 de abril de 2010

Biografias: Jigoro Kano

Achei um documento em inglês com a biografia de Jigoro Kano-sensei. Havia, junto do mesmo, uma tradução em Português, mas de Portugal. Nada contra, mas decidi adaptar o conteúdo do mesmo para o nosso dialeto, visto que algumas palavras podiam confundir alguns leitores. Além disso, o blog é brasileiro e nossos textos devem possuir a "nossa cara" (perdoem a expressão).

Algumas traduções foram alteradas por mim, no intuito de tornar o texto um pouco mais fiel ao original em inglês. Isso de forma alguma atrapalharia a leitura.



  • Nota: vale lembrar que a biografia descrita aqui nem de longe é a mais completa. Algumas informações, também, podem estar com datas diferentes. Contudo, eu usei apenas uma fonte de pesquisa. Caso alguém encontre mais informações, eu peço para que enviem ao meu e-mail, a fim de que eu faça as correções e alterações no texto, para torná-lo mais completo.

Jigoro Kano nasceu em 28 de Outubro de 1860, em Hamahigashi, vila de Mikage (hoje parte da cidade de Kobe), Perfeitura de Hyogo, no Japão. Foi o terceiro filho de uma família de três meninos e duas meninas, e era fisicamente debilitado nos seus primeiros anos de vida.

Seu apelido, Kano, veio de sua mãe Sadako - que era a filha a mais velha de um rico fabricante de saquê de Nada, Prefeitura de Shiga. Uma vez que não havia um filho varão para herdar o negócio da família e, assim, fazer perdurar o nome da família, Jirosaku a desposou e consentiu tornar-se membro da casa de Kano, passando a usar o nome de família da sua noiva.

Em 1869 Sadako faleceu e Jirosaku Kano optou por enviar o seu filho Jigoro, acompanhado pelo irmão mais velho, Kensaku, para a pequena escola particular de Seisatsusho Juku, em Tokyo.

Em 1873, já reconhecido como um excelente aluno, Kano-sensei passou para a Ikuei Giguku, uma escola onde cada disciplina era ensinada por professores europeus - sendo o idioma das lições, inglês ou alemão. O ano que passou nesta escola foi muito duro, já que era frequentemente agredido pelos colegas mais velhos e mesmo pelos seus companheiros de quarto.


No ano seguinte entrou na escola de línguas estrangeiras de Tokyo e, em 1875, inscreveu-se em Kaisei - uma escola reservada à elite, que mais tarde seria nomeada Universidade Imperial de Tokyo. Infelizmente para ele, também, aqui a "tradição" de agredir e espancar novos alunos era comum.


Um dia, quando tinha quinze anos de idade, Jigoro ouviu Nakai Baisei (um antigo membro da guarda pessoal do shogun) dizer que o Ju-jutsu era um excelente método de treino físico. Jigoro Kano resolveu, então, pedir a Baisei que lhe ensinasse esta arte. Baisei, no entanto, recusou, afirmando que o Ju-jutsu era uma arte do passado, completamente inadequada para um menino como ele.

Kano, contudo, estava firmemente decidido a aprender Ju-jutsu e, assim, em 1877, encontrou um pequeno dojo no distrito de Nihonbashi, conduzido por Mestre Hachinosuke Fukuda, da linha Tenshin Shinyo de Ju-jutsu.

Apesar da sua fraqueza física, Kano-sensei logo se revelou um bom estudante de Ju-jutsu. Então, dois anos mais tarde, em 1879, quando foi organizada uma demonstração de Budo em honra do presidente Ulysses Grant dos E.U.A., Jigoro Kano foi um dos estudantes escolhidos por Fukuda Sensei para participar . A entusiástica reação do presidente, afirmando que o Ju-jutsu deveria ser mostrado a todo o mundo, marca profundamente Kano.

Infelizmente, nove dias depois da demonstração, Fukuda Sensei veio a falecer e Kano, com vinte anos, se viu nomeado pela família do mestre como o responsável do dojo. Ciente da sua inexperiência, o rapaz procurou por Iso Sensei (o Mestre que emparceirara com Fukuda Sensei durante a demonstração para o presidente Grant) e tornou-se seu assistente.

No ano seguinte, durante uma demonstração de Yoshin Ju-jutsu executada na Universidade Imperial de Tokyo, pediu para defrontar-se em Randori com Ichimon Tozuka, filho do Mestre Hikosuke Tozuka. Kano foi esmagado por algumas das técnicas de Yoshin-ryu Ju-jutsu e percebeu que a evolução da arte não consistia apenas em fixar-se num determinado método ou escola - mas, também, em incorporar o que há de melhor em cada um, criando um método inteiramente novo.

Em Junho de 1881, Mestre Iso veio a falecer. No mês seguinte, Jigoro Kano obteve a sua licenciatura pelo Departamento da Literatura da Universidade de Tokyo e inscreveu-se, logo em seguida, em um curso especial anual de filosofia.

Ainda assim, ele se viu na necessidade de procurar um novo professor de Ju-Jutsu. Assim, através de uma carta de recomendação, chegou a Iikubo - Mestre da linhagem Kito-ryu de Ju-jutsu, transformando-se num estudante dessa escola.


Em Fevereiro de 1882, com aceitação de seu mestre, Jigoro Kano, agora com 22 anos, levou consigo nove dos seus mais próximos estudantes do dojo de Kito-ryu e fundou o seu próprio dojo no templo de Eishoji. Duas ou três vezes por semana, Iikubo Sensei ia ao templo ajudar a treinar os estudantes de Kano.

Kano batizou o dojo de Kodokan e passou a dedicar-se à formulação de um sistema de Ju-jutsu reformado, fundado em princípios científicos, integrando o combate com a instrução mental e física. Do Kito-ryu adota o "katamewaza" (técnicas no chão) e o "atemi-waza" (técnicas de projeção) , mantendo as técnicas que se conformam aos princípios científicos e rejeitando todas as outras. Todas as técnicas prejudiciais e perigosas também foram eliminadas.

Em 1884 são promulgados os Estatutos do Kodokan e Kano declarou: "juntando as aptidões que adquiri junto das várias escolas de ju-jutsu e, adicionando meus próprios dispositivos e invenções, fundei um sistema novo para a cultura física, treino mental e treino de competição. A este método eu chamo Judo Kodokan".

A sua paixão pela educação levou-o, em1885, com somente 25 anos de idade, ao lugar de Reitor de Gakushuin. Lá impôs uma disciplina estrita, permitindo que os estudantes fossem para o local de ensino somente aos fins de semana, obrigando-os a executar tarefas menores e ensinando-lhes humildade. Propôs, também, um ato revolucionário para a época ao abrir as portas da escola aos comuns. O ambiente interno mudou por completo sob a administração de Kano, e não era de se surpreender que os pais dos estudantes ficassem cheios de admiração pelas maravilhas operadas em Gakushuin.

Naquela época gerou-se uma feroz rivalidade entre os seguidores do Ju-jutsu tradicional e os adeptos do Judo. Porém, em breve, a superioridade do judo se tornaria evidente, especialmente após o Torneio de Artes Marciais de 1886 onde, em 15 encontros com escolas de Ju-jutsu, o Judo Kodokan venceu 12, perdeu dois e empatou um.

Uma vez fortemente estabelecidas as bases do Kodokan, os pensamentos de Kano viraram-se para a propagação do Judo em âmbito nacional e, eventualmente, por todo o mundo. De fato, Kano embarcou para a sua primeira viagem marítima em 1889, sob cuidados do Ministério da Educação, encarregado de efetuar uma investigação sobre os métodos educativos na Europa e aproveitou para espalhar as novidades sobre o novo desporto japonês - o judo.

Em1894 foi criado o Conselho do Kodokan. O Kodokan transformou-se oficialmente uma fundação em Maio de 1909. No mesmo ano, Jigoro Kano foi eleito como representante japonês do Comitê Olímpico Internacional.

Em abril de 1911 surgia o Departamento de Formação de Instrutores de Judo. Em 1912, Kano tinha feito nada menos que nove viagens para fora do Japão com o objetivo de despertar o interesse pelo novo desporto japonês. Em 1922, foi criada a Associação dos Dan's do Kodokan.

Em 1926 o Judo substituiu o Ju-jutsu como disciplina oficial do programa de educação física das escolas japonesas.

Em 1932 foi fundada a Sociedade de Investigação Médica do Judo. No mesmo ano o presidente do Município de Tokyo sugeriu, durante uma visita ao Kodokan, que a cidade fosse sede dos Jogos Olímpicos de 1940. Kano viajou para Los Angeles para participar da 10ª Olimpíada.

Em 1934 o Kodokan comemorava o seu 50º aniversário. No mesmo ano, Jigoro Kano visitou Paris para encontrar-se com membros do COI para discutir a oferta de Tokyo sediar os Jogos Olímpicos de 1940.

Em 1935, Kano recebeu o prêmio Asahi por contribuições proeminentes nos campos da arte, ciência e desporto. Três anos mais tarde participou numa reunião do COI, que ocorreu no Cairo, e conseguiu que Tokyo fosse aceita como local para a realização das Olimpíadas de 1940, nas quais o judo deveria ser incluído primeira vez como um das modalidades.

No regresso dessa conferência a bordo os SS Hikawa Maru, Jigoro Kano Sensei veio a contrair pneumonia e faleceu em 4 de Maio de1938, com 78 anos.


Portanto, após descobrir tudo isso sobre o fundador do Judo, ficam meus sinceros respeitos a esta arte marcial que, sob o ponto de vista da tradição e da honra, ainda conta com a essência dos "samurai" em suas fileiras, graças a este excelentíssimo sensei!


5 comentários:

Unknown disse...

Poxa, eu gostaria muito de ser o o Kano ele é um campeao!

Anônimo disse...

Muito legal, este blog está excelente com esta citaçao de jigoro kano parabens ao escritor

Anônimo disse...

eu queria ser faixa preta no judo e nao azul pois eu considero o judo uma luta sagrada e sei tudo sobre kano e a historia do judo

Unknown disse...

Linda história de vida um exemplo..

Unknown disse...

Eu queria ser faixa preta no judô e ser chamada de sensei pois.... O judô mim fez ser uma pessoa melhor e uma boa estudante